Projeto Vida Saudável.


Cupcake saudável? É possível e nutricionista ensina receita

A primeira recomendação da nutricionista é retirar das receitas a manteiga e a gordura hidrogenada

Laila Magesk - Da Redação Multimídia

foto: Gabriel Lordêllo/GZ
Cupcake
A primeira recomendação da nutricionista é retirar das receitas a manteiga e a gordura hidrogenada, e substituir o açúcar comum pelo açúcar mascavo
Chocolate, doce de leite, chantilly, brigadeiro... Os cupcakes têm os mais variados sabores e são cheios de calorias. Os minibolos são verdadeiras tentações para quem está fazendo dieta ou tem alguma restrição alimentar, como intolerância ao glúten e à lactose ou é diabético. Pensando nessas pessoas, o Vida Saudável pediu a orientação da nutricionista Mariana Herzog para explicar se é possível preparar um cupcake saboroso com menos calorias e mais benefícios à saúde.

Para os minibolos ficarem ainda mais nutritivos, Mariana indica fazer uma mistura da farinha de trigo com a farinha de trigo integral e usar a aveia.

De acordo com a nutricionista, quem é diabético deve substituir açúcar por adoçante e usar farinha de aveia na mistura da massa, que ajuda no controle da glicemia.

Já as pessoas com intolerância ao glúten, têm a opção de usar na receita farinha de arroz, fécula de batata, farinha de quinoa, farinha de soja, farinha de feijão, como substitutos da farinha de trigo.

E os intolerantes à lactose? “Eles podem preparar as receitas com leite de soja, leite de arroz, creme de soja e leite condensado de soja”, afirma Mariana.

Sobre a quantidade a ser consumida ao dia, a nutricionista diz que varia de pessoa para pessoa, conforme a quantidade de caloria necessária de cada um. Veja a receita.

Cupcake de cacau com amêndoa (pode ser usado para intolerantes à lactose)

Ingredientes:

- 200 g de manteiga sem sal;
- 1 ½ xícaras (chá) de açúcar;
- 1 xícara de açúcar mascavo;
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de cacau em pó peneirado
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirado;
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral peneirado;
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó peneirado

Cobertura

- 2 latas de leite condensado de soja;
- 1 lata de creme de soja;
- 12 colheres (sopa) de cacau em pó;
- 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal;
- 1 xícara (chá) de amêndoas laminadas.

Modo de preparo:

Na batedeira coloque a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar. Acrescente os ovos (retire a pele da gema) e continue batendo até formar um creme. Adicione o cacau em pó e a farinha de trigo e continue batendo. Desligue. Adicione o fermento e misture. Distribua a massa em forminhas de cupcake e asse em forno médio (180º) por cerca de 15 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e reserve.

Cobertura: leve ao fogo o leite condensado, o cacau e a manteiga e mexa até desgrudar do fundo da panela. Acrescente o creme de soja e misture mais um pouco. Deixe esfriar e reserve. Coloque em um saco de confeitar e cubra os cupcakes. Decore com as amêndoas laminadas.
Benefícios
O cacau é ótima fonte de antioxidantes, ajuda no controle da pressão arterial; a amêndoa é fonte de zinco, vitamina E, selênio, cobre e magnésio

 

__________________________________________

8 Coisas que devem ser feitas antes de ir ao ginecologista

Ir ao ginecologista periodicamente é fundamental. Mas, quando a data da consulta se aproxima, algumas dúvidas costumam povoar a cabeça das mulheres: “Devo ou não me depilar?”, “Posso manter relações sexuais no dia?”, “É importante usar a ducha vaginal?”. Para esclarecer essas e outras perguntas, confira oito dicas do ginecologista Eliano Pellini, chefe do setor de saúde e medicina sexual da Faculdade de Medicina do ABC.

1)  A mulher não precisa estar depilada para ir ao ginecologista. Os pelos, além de proteger, indicam ao médico a quantidade de hormônios femininos e masculinos. Se quiser, pode depilar-se sem excesso, evitando irritações, como é permitido no dia a dia. Ou seja, nada de opções artísticas, com formatos de flores e corações, hein? “A recomendação para ficar confortável com o biquíni ou a calcinha sem deixar a região exposta é depilar três dedos acima do clitóris e deixar dois dedos nas laterais. Os pelos não podem ser muito curtos, por isso, devem ter dois dedos de altura.”
2) Tire da cabeça a ideia de usar ducha vaginal. Ela prejudica o exame de papanicolau.
3)  Tomar banho não atrapalha os exames. Siga o conselho anterior e use sabonetes com pH ácido (entre 3,5 e 5) sempre.
4) Se possível, urine antes da consulta. É que o instrumento que abre a vagina pode causar certo desconforto na bexiga, o que torna o exame mais incômodo. O papel higiênico ou o lenço úmido não pode ser esfregado, apenas deve tocar o local para absorver o líquido. “Caso contrário, os fragmentos do papel ficam colados e é preciso usar uma solução de soro para tirá-los, o que costuma deixar a mulher constrangida.”
5) Por mais que esteja com vontade, não tenha relações sexuais no dia anterior e, muito menos, no dia de ir ao médico. O esperma e a camisinha alteram o pH, e o contato sexual promove descamação da pele. Portanto, guarde suas fantasias e desejos para depois.
6) O ideal é agendar a consulta entre cinco a sete dias após a menstruação, quando as mamas estão mais macias. A menstruação pode atrapalhar a coleta de alguns exames.
7) Não use cremes vaginais por dois ou três dias.
8) Informe tudo ao médico, sem constrangimentos. A lista de detalhes importantes a serem informados conta com o uso de pílula e de antibióticos, contato com doenças sexualmente transmissíveis, cirurgia ginecológica, parto, aborto, desconforto sexual, dificuldade para colocar ou retirar absorvente interno, entre outros.

 

 

_________________________________________

Dez dicas para diminuir a celulite e evitar o efeito "casca de laranja"

Dieta e exercícios físicos ajudam a controlar o problema. A bucha vegetal no banho também é aliada na busca por uma boa aparência

Patrícia Scalzer - gazeta online

foto: Divulgação
Celulite em mulheres
O uso de bucha vegetal no banho também ajuda no controle da celulite

Hidratação

Para que os cremes de tratamento tenham melhor ação a pele deve ser preparada para recebê-los. Use bucha vegetal no banho e faça uma esfoliação uma vez por semana. Misture farelo de aveia ao azeite de oliva e aplique na pele em movimentos suaves e circulares. Essa esfoliação ajudará a remover as células mortas e melhorará a absorção dos cremes de tratamento.
Estima-se que a celulite atinja cerca de 90% da população feminina, afetando as mulheres em geral, independentemente de idade ou peso. Os principais causadores da celulite são a predisposição genética, fatores hormonais, o sedentarismo, dieta desequilibrada, abuso de álcool, o fumo e o stress. Infelizmente não existe fórmula mágica para combater a celulite, mas a combinação de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos são as medidas mais eficazes no tratamento.

Segundo a nutricionista Flávia Morais, a drenagem linfática e a caminhada também são importantes aliados no tratamento da celulite. "Com bons hábitos alimentares e atividade física será mais fácil acabar com a celulite e desfilar com mais saúde no verão", conta.

Para diminuir a aparência de casca de laranja da pele e diminuir a celulite siga esses 10 passos

1. Diminua a quantidade de toxina no seu corpo. A melhor forma de eliminar essas toxinas é garantir uma boa hidratação. O consumo de líquidos, principalmente a água, ajuda a eliminar as toxinas e tratar a celulite. Devemos ingerir ao menos 2 litros de água ao dia. Sucos de frutas orgânicas, infusão de ervas e água de coco também podem ser alternativas interessantes.

2. Reduza o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que pode agravar o quadro. Diminua o consumo de sal, enlatados, alimentos em conservas, embutidos e alimentos industrializados. Troque o sal comum pelo sal light, que tem 50% menos sódio em sua composição. Prefira usar nos alimentos os temperos naturais como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão que além de sabortem também antioxidantes.
 
3. Trate da saúde do intestino. A constipação intestinal também faz com que haja acumulo de toxinas no corpo. Cuide do bom funcionamento do intestino aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras como os cereais integrais; arroz integral, farelo de aveia, sementes de linhaça; frutas e verduras principalmente as orgânicas.

4. Aumente o consumo de frutas e legumes com bastante água. Eles ajudam na hidratação e desintoxicação do organismo: o abacaxi, melancia, frutas cítricas, pepino e salsinha. Prepare um suco com esses ingredientes!

5. Inclua na dieta alimentos fontes de silício, mineral envolvido na produção de colágeno. A aveia, o chá de cavalinha e a água mineral são boas fontes do mineral.Experimente incluir nos sucos, no lugar da água, a infusão da cavalinha e use a aveia em flocos em saladas de frutas.

6. Inclua no cardápio uva escura, o azeite de oliva extravirgem e o cacau que são fontes de antioxidantes que melhoram a circulação, diminuindo as celulites e melhorando assim a aparência e textura da pele. O cacau pode ser salpicado em frutas assadas. O azeite de oliva pode ser usado em saladas ou ainda substituir a manteiga.

7. Coma também castanha do Brasil, ótima fonte de selênio; tomate, cenoura e vegetais verdes escuros, fontes de vitamina A; frutas cítricas, morango, goiaba e caju, fontes de vitamina C. As frutas vermelhas como a amora, framboesa, mirtilo, blueberry são boas fontes de antocianinas de potente ação antioxidante. Esses alimentos são fontes de antioxidantes que diminuem a ação dos radicais livres, o que melhora a aparência de pele.

8. Não fique sem ômega 3. Encontrado nas sementes e óleo de linhaça e também no óleo de peixe ele tem papel importante na saúde e aparência da pele. Outros óleos como o de semente de abóbora e o de macadâmia são fontes de antioxidantes importantes no tratamento da celulite, rugas e manchas de pele.

9. Os alimentos fontes de vitamina C, como frutas cítricas, morango, goiaba,caju e acerola estimulam a produção de colágeno, uma proteína que melhora a elasticidade e firmeza da pele.

10. Diminua o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas, pois provocam constrição de pequenos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação e favorecendo o inchaço que piora a celulite.

 

__________________________________________________________________           

  HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS

Eu não sei o dia de feira de vocês é claro...mas a minha é aos domingos nas feiras livres aqui da minha cidade, acho tudo em conta e fresquinho só compro verduras, frutas,legumes e ovos.
Ao chegar em casa lavo tudo e higienizo com água sanitária, gasto umas 3 horas fazendo esse serviço, porque só tenho folga aos domingos então procuro sempre facilitar deixando a geladeira preparada e equipada com os alimentos para toda família.
As sugestões de embalagens pode ser a que tiver na sua cozinha, para a higienização é necessário uma bacia um pouco maiorbastante água e água sanitária,para cada 1l disponha 1 colher de chá.
Siga esse passo a passo e terá tudo a mão para semana toda principalmente as folhagens.



 FONTE: http://viverbemnatural.blogspot.com/

Benefícios da Laranja para a Saúde

Uma laranja por dia pode evitar o câncer
Comer uma laranja por dia pode impedir a manifestação de certos tipos de câncer, de acordo com um novo estudo australiano.

O grupo do governo Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade Britânica (CSIRO, na sigla em inglês) descobriu que consumir frutas cítricas pode reduzir o risco de câncer de boca, laringe e estômago em mais de 50%.

Uma porção extra de frutas cítricas por dia - além das cinco porções de frutas e vegetais recomendadas por dia - pode também reduzir o risco de um derrame em 19%.

"As frutas cítricas protegem o corpo por suas propriedades antioxidantes e por fortalecer o sistema imunológico, inibir o crescimento de tumores e normalizar as células tumorosas", disse em um relatório Katrine Baghurst, pesquisadora da CSIRO.

O estudo australiano, baseado em outras 48 pesquisas internacionais sobre os benefícios das frutas cítricas à saúde, também descobriu "indícios convincentes" de que esses alimentos podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabete.
Segundo Baghurst, a laranja é a fruta com o mais alto nível de antioxidantes, com mais de 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides, que apresentam propriedades antiinflamatórias, antitumor e inibe a formação de coágulos no sangue.
 

--------------------------------------------------------------------------------

Delícia refrescante e nutritiva
A laranja é uma fruta muito popular, refrescante e nutritiva. Suas variedades mais comuns são: laranja-bahia, laranja-pêra, laranja-lima, laranja-seleta, laranja-natal e laranja-da-terra.

Na culinária, é amplamente usada para fazer diversas receitas, doces e salgados, como sucos, carnes, bolos, saladas, entre outras.
DICA
Na hora de comprá-las, dê preferência às mais pesadas pois, normalmente, são as que contêm mais suco.
VALOR CALÓRICO
100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.
PROPRIEDADES
A laranja pode ser consumida ao natural ou transformada em compotas, geléia, bebidas e licores.
Quando fresco, o suco de laranja possui alto teor de vitamina C, ácidos orgânicos, flavonóides e açúcares, sendo muito eficaz no combate de resfriados e da fragilidade capilar.
A flor possui propriedades calmantes e a folha propriedades excitantes.
A casca também possui varias propriedades medicinais, sendo indicada como tônico e digestivo.
CONTRA CÂNCER E COLESTEROL
Recentemente, a Universidade de Ontário Ocidental comprovou, em um estudo realizado com cobaias, que os flavonóides cítricos têm capacidade de inibir a proliferação das células de câncer de mama humano.
Outro estudo mostrou que três copos de suco de laranja por dia podem ser um aliado poderoso contra os altos níveis de colesterol prejudicial à saúde (LDL).
Testes realizados com 25 homens e mulheres comprovaram que os níveis de bom colesterol (HDL) haviam aumentado em 21% e a relação LDL/HDL reduziu em 16%, após o consumo do suco por quatro semanas.

 

--------------------------------------------------------------------------------

Laranja, alimento e remédio
Propriedades nutricionais:

Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energias. Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.
Propriedades medicinais:
Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.

A infusão das flores de laranja é utilizada como antiespamódica e calmante. A infusão do fruto maduro, tomada fria, reduz a febre. Previne gripe e resfriado.
Alternativas naturais:
CONTRA INSÔNIA: coloque 1 colher (de sopa) de flor de laranja em 1 xícara (de chá) de água quente por 10 minutos. Coe e tome ao deitar-se.
COMO APERITIVO: macere, por 15 dias, 20 g de casca de laranja e ½ noz-moscada em pó em 250 ml de álcool a 70º. Coe e junte 1 litro de água destilada e 3 colheres (de sopa) de mel. Misture bem e guarde em vidro tampado. Tome uma colher (de sopa) antes das principais refeições.
__________________________________________________________________
Chá Poderoso
Tome 1 litro de chá verde misturado com chá de hibisco por dia para desinchar.
Receita: Ferver 1 litro de água e depois colocar 3 colheres(sopa) de chá verde e 1 colher(sopa) de hibisco. Abafar por 7 minutos, coar e beber como preferir.







 Chia existe nas versões em grãos, farinha e óleo; tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo..

O que é

Originária do México, a ch
ia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

Composição


Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.

Ajuda a perder peso porque...


Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, a chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento

· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".

· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".

· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".

Outros benefícios



Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Contraindicações


Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.

Como consumir?


Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).


- Eu particularmente estou usando em grão,e muito boa se misturadas em sucos,e faz bem pra saúde também.

_______________________________________

Suco Relaxante e Repositor de Energia

Ingredientes











  • 1 banana nanica descascada e bem amassada com o garfo
  • 6 colheres (sopa) da polpa de maracujá
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • 8 folhas de hortelã maceradas no pilão (ou picadinhas)
  • 400 ml de água com gás bem gelada

    modo de preparo

    1º - Numa jarra, misture a banana nanica descascada e bem amassada com o garfo, polpa de maracujá (com semente e polpa), mel, folhas de hortelã maceradas no pilão (ou picadinhas) e complete com água com gás bem gelada.
    Sirva imediatamente.

     -Galera,esse suco e muito bom :)

 


__________________________________________________________________________________

Benefícios dos Sucos de Fruta

 A hidratação à base de sucos frescos de frutas e hortaliças oferece ao nosso corpo grande parte das vitaminas, sais minerais, aminoácidos e enzimas. Além disso, os líquidos sempre são bem-vindos ao nosso organismo.

 O suco ajuda nosso corpo a assimilar os valiosos nutrientes encontrados nos alimentos. Encontradas nos vegetais, frutas e hortaliças, estão as enzimas: catalisadores orgânicos que aumentam a taxa de absorção dos alimentos pelo corpo. Entretanto, essas enzimas são destruídas com o cozimento dos alimentos. É por isso que uma parte da sua dieta deve ser constituída de produtos frescos e crus. A digestão rápida e fácil desses alimentos, possibilitada pelas enzimas, vai lhe dar mais energia e saúde.

 

Sempre opte pelo natural, feito da própria fruta. Em seguida a polpa, que nada mais é do que a própria polpa da fruta embalada e congelada. Os sucos concentrados também podem ser consumidos de vez em quando, principalmente naqueles dias de correria, em que realmente você não tem tempo para preparar o suco de fruta.
Verifique os ingredientes nas embalagens, existem marcas que possuem uma quantidade de aditivos bem menor do que outras.
Vale lembrar que, com os sucos, a absorção dos nutrientes é muito mais rápida que com o consumo da fruta.
É importante que os sucos sejam tomados imediatamente após o seu preparo para não haja perda de nutrientes e vitaminas.
GENTE FAZ MUITO BEM A SAÚDE !
FONTE:http://belezaesaude.dae.com.br/beneficios-suco/
________________________________________________________________________________
Essa é a proposta da rede Mundo Verde, que quer conscientizar as pessoas de que a preocupação com a alimentação deve acontecer sempre e não apenas quando o peso vira obesidade. Para isso, lançou um livreto 30 Receitas Mundo Verde. G.ATITUDE vai postar 2 receitas para você experimentar e comentar aqui dando sua opnião:

Massa de pizza SEM glúten
Ingredientes:
-3/4 xícara(chá) de farinha de arroz
-1/2 xícara de fécula de batata
-1 colher de fermento em pó
-1/4 colher de açúcar demerara (açucar com aroma e sabor mais intenso, mas pode usar açúcar mascavo)
-2 colheres(sopa) de óleo vegetal
-120 ml de leite desnatado
-1 0vo
1/2 colher(sopa) de sal marinho
Preparo: Misture a farinha de arroz, a fécula de batata, o fermento e o açúcar. Faça uma abertura no centro e coloque o óleo, o leite, o ovo e o sal. Misture até a massa ficar uniforme. Abra a massa numa forma redonda recheie a gosto e asse por 15 minutos.

Shake de frutas SEM lactose
Ingredientes:
-1/2 xícara(chá) de suco de laranja gelado
-1/2 xícara(chá) de bebida vegetal de aveia
-1/2 xícara(chá) de banana em rodelas
-1 figo
-1 colher(sopa) de semente de linhaça
Preparo: Bata tudo no liquidificador e tome.

As receitas abaixo NÃO fazem parte do livreto 30 Receitas Mundo Verde!

Contra ansiedade
Ingrientes:
-1/2 maçã
-2 folhas de erva-cidreira
-4 folhas de melissa fresca
-1 copo de água
-1 colher(sopa) de mel
Preparo: No liquidificador, bata todos os ingredientes e coe. Tome 1 copo 2 vezes por dia.

Desintoxicante pulmonar
Ingredientes:
-3 ramos de agrião com talo
-1 kiwi
-1 fatia de abacaxi
-4 folhas de hortelã
- 1 colher(sopa) de mel
-1 copo de água
Preparo: No liquidificar, bata todos os ingredientes e não coe. Tome 1 copo 2 vezes ao dia.

Bebida de abacaxi com colágeno
Ingredientes:
- 1 e ½ copo de extrato de soja já pronto
- 2 fatias grandes de abacaxi, de preferência orgânico
- 1 colher (sopa) ou 1 sachê de colágeno em pó
- 1 colher (sobremesa) de açúcar demerara orgânico

Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir com cubos de gelo.



Um comentário: